quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Categorias de perguntas no contexto na sala de aula-2011







Os alunos na sala de aula tem necessidades,embora não tenham uma consciência clara delas e não as expressem e até presumam não tê-las.Sabemos que nós professores seremos eficazes na medida que levaremos em conta essas necessidades.As condutas ao professor são em boa medida condutas verbais(o que comunica aos alunos e como comunica)mas são também comunicação não verbais(gestos,sorrisos e olhares)e é claro são também condutas em um sentido mais próprio(o que faz e organiza).
Na nossa realidade em sala de aula ,convivemos com alunos que têm um conhecimento prévio ao assunto abordado,outros não precisam está a todo instante
sendo aguçados para tal,tudo isso devido ao seu ambiente familiar.Para que isto aconteça seleccionamos diariamente categorias de perguntas organizadas, para recordarem fatos,disciplinares,chamar atenção de alunos dispersos,perguntas individualizadas,desafiadoras e exploratórias.Temos consciência que os alunos devem sentir-se livres para errar e aprender com seus erros.O sentir-se livres se traduz aqui por ausência de medo ,de angústia.Aprender com os próprios erros é importante para o crescimento pessoal seja emocional,social e cognitivo.O ambiente de segurança ,de paz, de confiança é necessário para aprender e internalizar o que se vai aprendendo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário